Promessas de Deus. Como entendê-las?

Promessas de Deus. Como entendê-las?

Uma das principais dificuldades pelas quais passamos na vida cristã é conciliar as promessas de Deus com as nossas necessidades presentes. Milhares de crentes vivem uma vida de frustração e improdutivas, simplesmente por acreditarem que Deus os esqueceu, ou por se acharem sem fé suficiente para alcançá-las.
Mas, a pergunta que precisamos responder é: Todas as promessas de Deus registradas nas Escrituras são para mim hoje? Todas elas Deus está obrigado a realizá-las independentemente de qualquer condição ou pré-requisito? As promessas de Deus são para qualquer pessoa? Existem promessas que já se cumpriram ou que se cumprirão apenas na eternidade ou no futuro escatológico?
A principal causa dessa frustração é justamente não entender essas questões, fazendo uma grande confusão, trazendo sobre si tristeza e amargura.
Este esboço, que estou compartilhando com você, foi a base do estudo que ministrei em nossa igreja, e aqui você verá alguns princípios fundamentais sobre o que a teologia cristã ensina sobre Deus e as suas promessas para o seu povo. Na seção de áudios deste site, você poderá ouvir a mensagem que preguei sobre este tema, e assim estudar o assunto com maior profundidade.

Texto-Base: 2°Corintios 1:20 e Isaías 55:10,11

“Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.”

“Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

BIBLIA, UM LIVRO DE PROMESSAS

São numerosas, eternas e sobre diferentes temas
“Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (Sl 139:17,18)
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (2Pe 1:4)

São dadas para nos edificar e nos dá esperança
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor;pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr 29:11)

Estão baseadas no caráter amoroso de Deus
“então, o SENHOR, teu Deus, não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais.” (Dt 4:31)

São sustentadas pela Sua onipotência e glória
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (Hb 1:3)

CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS

 Todas elas são cumpridas
“Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.” (Sl 89:34)
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mt 24:35)
“DEUS não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” Números 23:19

Todas elas tem um tempo certo
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1
“Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11:13)

Todas elas cumprem o seu propósito
“Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento,” (Hb 6:17)

Todas as suas promessas são perfeitas
“As palavras do SENHOR são palavras puras como prata refinada em forno de barro e purificada sete vezes” (Sl 12:6)

AS 10 MAIORES PROMESSAS DE DEUS

Entre tantas promessas gloriosas, com as quais podemos nos alegrar, há algumas que são as mais poderosas promessas feitas pelo Senhor. Conheça as 10 maiores promessas da Palavra de Deus.

1. Promessa de vida feliz e próspera
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

2. Promessa de redenção e salvação após a queda
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

3. Promessa de restauração da comunhão perdida
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:16

4. Promessa de poder espiritual para combater o mal
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8

5. Promessa da volta de Cristo para nos levar
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:3
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João 14:18

6. Promessa de perdão de pecados
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”1 João 1:9

7. Promessa da ressurreição dos mortos
“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6:54

8. Promessa de vida eterna
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”João 3:16
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” 1 João 2:25

9. Promessa de justiça sobre o mal
“Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Atos 17:31

10. Promessa de renovação de toda a sua criação
“E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” Apocalipse21:1
“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apocalipse 3:12

TIPOS DE PROMESSAS QUE TEMOS

Promessas incondicionais – São neste tipo de promessas de Deus que o crente deve manter toda sua esperança e confiança. A igreja no Novo Testamento é herdeira com Cristo em todas essas promessas, e elas são a base sólida da fé e da vida cristã. Deposite sua confiança no Senhor, e espere Nele!

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15
“E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” Gênesis 12:2
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20
“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:3
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4
“Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” Gálatas 4:4
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:16,17

Promessas condicionais – Essas são gloriosas promessas de Deus para nós, de modo geral, aplica-se para a igreja hoje, mas sobre elas Deus impõe condições, que façamos algo para recebê-las. Você está disposto a cumprir a sua parte?

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”  Mateus 26:41
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5
“Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”  João 11:40
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á”  Mateus 7:7

Promessas temporais – Promessas feitas para Israel como nação, dentro da antiga aliança, são promessas limitadas aos judeus, ao território geográfico de Israel. Normalmente, ligadas a prosperidade material e social. Alguns já cumpridas, e outras ainda que se cumprirão durante o milênio. Não podemos evocar literalmente sobre nós hoje. O que continua valendo, são os seus princípios de fé.

“E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais.” Deuteronômio 30:5
“Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.” Deuteronômio 8:7,8
“Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,” Isaías 11:4
“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.” Isaías 11:6-8
“Todavia o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode medir-se nem contar-se; e acontecerá que no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo.” Oséias 1:10
“E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.” Êxodo 23:25,26

Promessas universais – As promessas dessa categoria são de modo geral válidas para nós hoje, assim como foram para todos os servos de Deus em todos os tempos. Orem sobre elas, confie e esperem em Deus!

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.”Salmos 4:8
“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” Isaías 53:4
“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos 16:17,18
“E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.” Mateus 10:1

Promessas individuais – Há muitos exemplos de pessoas que receberam promessas pessoais da parte de Deus. Obviamente que essas promessas não podem ser evocadas para você e nem para mim. Um exemplo notável é o de 2 Reis 20.6: “E acrescentarei aos teus dias quinze anos”. Essa promessa foi feita somente a Ezequias, e não a todos os crentes.  Outros exemplos:

* Isaque recebeu a promessa de uma esposa.
* Moisés recebeu a promessa de que faria milagres no Egito.
* Gideão recebeu a promessa de vitória numa batalha.
* Davi recebeu a promessa que seria um rei competente.
* Maria recebe a promessa de que conceberia miraculosamente.
* João recebeu a promessa que morreria naturalmente.

10 PRINCÍPIOS PARA INTERPRETAR AS PROMESSAS DE DEUS

1. Procure distinguir as promessas feitas a Israel daquelas feitas à Igreja.

2. Lembre-se, que mesmos as promessas de Deus à Israel não se aplicam literalmente as nossas vidas, seus princípios nos servem de inspiração e edificação.

3. Saiba que algumas promessas de Deus estão condicionadas à obediência, a que eu e você façamos a nossa parte.

4. Não aplique para os dias de hoje, promessas já cumpridas ou escatológicas, que se cumprirão no milênio, por exemplo.

5. Palavras ditas por seres humanos e registradas na Escritura não são, necessariamente, promessas de Deus. Mesmo que sejam boas palavras!

6. Embase as promessas em mais de duas referências bíblicas, principalmente no Novo Testamento.

7. Não atribua a si, promessas específicas feitas à pessoas específicas. Apenas a história nos serve como inspiração e edificação.

8. Lembre-se que há promessas na bíblia que foram feitas por homens, e até mesmo pelo Diabo. Obviamente, não busque por elas.

9. Julgue as profecias: a) se elas se cumprirem; b) glorificam a Deus; c) se edificam sua vida espiritual

10. Saiba que estudar a Palavra de Deus é o caminho mais seguro para não ser levado por todo tipo de vento de ensino e pelos falsos mestres.

CONCLUSÃO

Deus é fiel! Essa é a grande revelação das Escrituras sobre o caráter de Deus. Por esta razão podemos continuar confiando Nele, acreditando em todas as suas promessas. Obviamente, há muitas outras referências biblicas sobre cada um dos tópicos, citamos apenas algumas. Mas, continue pesquisando o assunto, analisando outras passagens e classificando-as corretamente. Você será grandemente edificado!

 

JAMIERSON OLIVEIRA – pastor titular e teólogo

> Para ler mais mensagens, acesse o menu lateral.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *